domingo, 22 de agosto de 2010

Otorrino Luiz Carlos Alves de Souza afirma que surdez causa rejeição

Estudioso da surdez e do arsenal para detectá-la, mostra em livro que 'com surdo ninguém tem paciência'


Por Sidnei Quartier


O que significa Eletrofisiologia da Audição e Emissões Otoacústicas? O autor do livro, o otorrino Luiz Carlos Alves de Souza, é quem explica. A Eletrofisiologia da Audição é o exame que oferece estímulo ao paciente através de eletrodos. Eles (eletrodos) captam os potenciais elétricos, a atividade bioelétrica do nervo auditivo e da cócleia (o canal interno do ouvido) e apresentam os resultados.


Já a Emissão Otoacústica é o conhecido teste da "orelhinha": o som que entra no ouvido reverbera na cóclea, emite uma atividade acústica mecânica captada pelo computador através de um software. É o teste que detecta surdez infantil. Se houver problema, a criança é encaminhada para um programa especial de reabilitação auditiva. A chance de recuperação é de quase cem por cento, quem não responde ao uso de aparelho, é submetido a implante coclear, uma espécie de ouvido biônico.


De uma a três crianças em cada mil nascem surdas, que segundo Alves Souza constitui-se no defeito congênito mais prevalente no homem. É provocada por ação genética, hereditariedade ou virose no pré-natal. "Deve ser diagnosticada até os três meses de vida. Depois disso, fica complicado, perde-se o contato com essa criança".


"Surdez causa rejeição"


"Ninguém tem problema em usar um óculos mas quando se fala em usar um aparelho as pessoas ficam envergonhadas. Existe um preconceito muito grande. É que há 200 anos, uma criança surda e não diagnosticada, era colocada em manicômio. A surdez causa rejeição. Já a cegueira evoca sentimentos mais nobres, aprende-se a ser solícito com os cegos. Com surdo ninguém tem paciência", diz Alves de Souza.





Fonte: QUARTIER, Sidnei. “Otorrino Luiz Carlos Alves de Souza afirma que surdez causa rejeição”. In: Jornal A Cidade, sábado, 10 de Julho de 2010 - 20h11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário