Nossa história




O “Instituto Mãos acessam” (IMA) teve origem em um grupo de universitários, de um modo ou de outro envolvidos com a causa da pessoa com deficiência. Mais especificamente, a causa da pessoa com limitação ou perda visual e/ou auditiva. Próximos como eram da realidade dessas pessoas – fosse por experiência pessoal, fosse por estudos na área – esses jovens viram-se na urgência de criar um espaço de interação e discussão das mais diversas ocorrências que perpassam a história do sujeito cego, surdo e outros com limitações menos agravantes nesse sentido.

Assim – baseado em valores como solidariedade, inclusão, respeito, cidadania e democracia – o “Instituto Mãos acessam” consolidou-se como um grupo de pesquisa e ação solidária, que tem como propósito o desenvolvimento de atividades educacionais e culturais voltadas para toda a sociedade, promovendo inter-relações comunitárias.

Em suma, o “Instituto Mãos acessam” tem como missão levar o mundo da cultura e do conhecimento ao alcance das mãos de pessoas, por alguma razão, privadas de dois dos cinco sentidos do ser humano: o ver e o ouvir. Nossa proposta porém, é atender toda a sociedade, tornando inclusivas todas as culturas em todos os níveis, reproduzindo, assim, o real significado de Inclusão.
.
Nossas atividades tiveram início em 01 de Junho de 2010.